Evolução da tabela periodica
A Tabela Periódica é a disposição sistemática dos elementos químicos na forma de uma tabela com as suas propriedades, que surgiram a partir do século XIX através da evolução dos seguintes critérios de classificação:
* As traídas de Dobereiner:
Por volta de 1830, Johann Dobereiner (nasce em 1780, era um químico alemão que morre em 1849), apercebeu-se da existência de grupos de elementos que estão organizados por ordem crescente de massas atómicas, no qual apresentam propriedades químicas semelhantes. Formam-se, assim, grupos de três elementos que ficaram conhecidos por tríadas de Dobereiner.
A descoberta das traídas de Dobereiner fortaleceu outros químicos na pesquisa de novas famílias para a tabela periódica.
Fig. 1: Tríadas de Dobereiner – hoje correspondem aos metais alcalinos, halogéneos e metais alcalino-terrosos.
Fig. 2: Johann Dobereiner (1780-1849)
* O caracol de Chancourtois:
Em 1862, Alexandre Chancourtois (nasce em 1820, era um geólogo francês que morre em 1886), organizou também os elementos por ordem crescente de massas atómicas, colocando-as sobre uma linha helicoidal que cobria uma superfície cilíndrica formando uma espécie de caracol – o caracol de Chancourtois.
Fig.3: Alexandre Chancourtois (1820-1886)
Fig.4: Caracol de Chancourtois
* A lei das oitavas de Newlands:
Em 1864, John Newlands (nasce em 1838, era um químico inglês que morre em 1898), organizou os elementos também por ordem crescente de massas atómicas, no qual os elementos com propriedades semelhantes repetiam-se em intervalos de 8, ou seja, o oitavo elemento era semelhante ao primeiro, o nono era semelhante ao segundo e assim sucessivamente. Esta disposição dos elementos ficou conhecida por lei das oitavas.
Newlands chamou à sua lei: a lei das oitavas. Verificou, ao acaso, que o método encontrado nas propriedades dos elementos químicos se comparava às oitavas escala musical.
Apesar das