Os municipios tem interesses em comum sobre condições terriroriais
Ações intermunicipais podem se dar pela associação dos municípios em instituições regionais como consórcios, comitês e outros órgãos colegiados regionais e estaduais. Também, propõem-se ações conjuntas para a elaboração de um diagnóstico sobre os problemas comuns à região.
São vários os temas de interesse comum que possibilitam ações integradas e dependentes das características próprias de cada região. Destacam-se, atividades consideradas com mais freqüentes possibilidades de parcerias.
O maior problema habitacional se relaciona com as ocupações precárias. Essa condição vem se agravando ao longo dos anos, em todo o mundo: cinquenta anos atrás, 35 milhões de pessoas moravam em favelas. Hoje, seriam 935 milhões, projetando-se para 2030 um montante de dois bilhões de habitantes.
Em São Paulo, cidade que mais possui favelas no território nacional, existem 2.018 ocupações precárias, que abrigam 378.863 residências, de acordo com informações de 2007 da Secretaria Municipal de Habitação, tendo sido acrescentados 464 aglomerados urbanos desse tipo em uma década. Como resultado, a cidade ilegal assume proporções sempre crescentes, e cerca de 90% dela está em áreas públicas. Devem-se englobar, também, dentro do conceito de precariedade da ocupação, outros tipos de habitação clandestina, como cortiços, os quais são, muitas vezes, responsáveis, ainda, pela degradação de patrimônios históricos, em um quadro em que esse tipo de edificação usualmente não é valorizado pelo Poder Público e, onseqüentemente, arrasado pela especulação imobiliária. Outro aspecto importante é o crescimento nos entornos das cidades, com falta de infra-estrutura.
Para o