Os mapas da história
R.A. 017750
Imagem Cartográfica e o Ambiente:
Os “mapas” da História
Monografia desenvolvida para a Disciplina: EH-006 – “História das Ciências e Ensino”. 2º Semestre de 2004. Instituto de Geociências. Programa de pós-graduação em “Ensino e História de Ciências da Terra”. Professora Dra. Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa.
UNICAMP
Universidade Estadual de Campinas Dezembro de 2004
Resumo
Nesta monografia, elaborada como trabalho de conclusão e avaliação para a Disciplina EH-006 – “História das Ciências e Ensino”, pretendemos tratar da evolução histórica da cartografia e interpretá-la como um importante “conceito estruturante”[1] no aspecto pedagógico, principalmente como subsídio para a Educação Ambiental.
Introdução
A cartografia é uma antiga prática humana de reflexão sobre o espaço. Através da interpretação dos mapas podemos analisar o conhecimento e o processo de aprendizagem dos agentes que os desenvolveram. Os métodos utilizados na representação gráfica também nos oferecem informações sobre a evolução técnica e artística nas mais diferentes épocas. Um mapa expressa os conceitos e os modelos culturais e científicos correspondentes à época da sua elaboração. Portanto, a análise histórica da cartografia poderá ser uma importante estratégia pedagógica quando utilizada como “conceito estruturante”, pois através dela, pode se demonstrar as características (geográficas, geológicas, sociais, urbanas - entre outras) da região onde se desenvolveu o processo histórico estudado. Tornando-se o mapa um auxiliar privilegiado na programação de ações integradas e interdisciplinares no controle e na gestão do meio ambiente.
[pic][2]
Os Mapas e a História
No decorrer da História, a humanidade vem desenvolvendo e empregando os mais diferentes meios de comunicação. Dentre estes meios de expressão da