Negociação
Dentro do que foi debatido em sala de aula, explique qual a importância do comércio exterior para a empresa e para uma nação (país)?
R) O Comércio Exterior assume cada vez mais um papel vital para a maioria dos países do mundo, constituindo uma variável fundamental para o desenvolvimento das nações, além de facilitar e promover o desenvolvimento econômico tanto das nações quanto das empresas. O comércio exterior abre novas possibilidades para as empresas, exigindo uma mudança de mentalidade empresarial, propiciando um salto qualitativo com reflexos positivos para a economia. Ao optar pelo comércio exterior, a empresa busca alternativas de mercado, redução de custos, redução de tributos, aprimoramento na qualidade, tecnologia, informações e tendências, bem como oportunidades vislumbradas.
Explique: qual a importância do SISCOMEX para o comércio exterior brasileiro?
R) O SISCOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior é muito importante, pois ele integra as atividades afins da Secretaria da Receita Federal, Secretaria do Comércio Exterior e do Banco Central do Brasil, no registro, acompanhamento e controle das diferentes etapas das operações de exportação e importação, além do mais ele preserva as funções dos órgãos envolvidos e elimina a coexistência de controles paralelos e sistemas de coletas de dados paralelos, ao adotar o fluxo único de informações tratado via informatizada, o que permite harmonizar conceitos e uniformizar códigos e nomenclaturas. O SISCOMEX EXPORTAÇÃO é um sistema totalmente informatizado, permitindo um enorme ganho em agilização, confiabilidade, rápido acesso a informações estatísticas e redução de custos.
Através do SISCOMEX o governo controla o comércio exterior brasileiro e agrega competitividade às empresas de pequeno e médio porte, na medida em que reduz o custo da burocracia.
O SISCOMEX começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações.