os mandamentos da etica
CHALITA, Gabriel. Os Dez Mandamentos da Ética. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira. 2003. 231p.
. Em “Os dez mandamentos da ética”, Gabriel Chalita nos mostra como a ética pode ser utilizada para a conquista do bem-estar individual e coletivo. Sugere os mandamentos de acordo com os seguintes valores: o bem, o autocontrole, o discernimento, a ação elevada, a justiça, a razão, o sentimento, a amizade, o amor e a felicidade. Esse tema ocupou os pensamentos dos filósofos e é uma questão essencial no nosso cotidiano, nas pequenas decisões, nas escolhas mais determinantes de nossas vidas. O livro está dividido em dez capítulos. Cada capitulo enfatiza um determinado assunto e nos convida a refletir sobre a nossa conduta para com as outras pessoas. Dão nome aos capítulos do livro: Fazer o bem, Agir com moderação, Saber escolher, Praticar as virtudes, Viver a justiça, Valer-se da razão, Valer-se do coração, Ser amigo, Cultivar o amor e Ser feliz. Fazer o bem é convergir para o bem.Todas as ações humanas tem como finalidade o bem.
Agir com moderação é pensar e agir com temperança, buscar o meio termo, o bom senso nas ações.
Saber escolher é essencial, pois as escolhas revelam caráter de uma pessoa A escolha certa independe das opiniões alheias,mas deve haver respeito aos valores comunitários.
A prática das virtudes conduz as pessoas ao encontro da felicidade. Viver a justiça é exercer o sentimento e praticar da justiça consigo mesmo e com o outro. Valer-se da razão.é utilizar o poder do conhecimento para transformar, servir o bem.
Valer-se do coração é alimentar o coração com uma vontade justa e desejos que venham a encaminhar o ser ao verdadeiro bem. Ser amigo é experimentar e cultivar o bem através do relacionamento de amizade. Com os amigos dividimos fragilidades, medos,angústias, sonhos e alegrias.
Cultivar o amor é amar a si mesmo para poder sentir amor por outra pessoa, é ser um verdadeiro amigo.