Os dez mandamentos da ética
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
OS DEZ MANDAMENTOS DA ÉTICA
(Gabriel Chalita)
INTRÓITO
O presente trabalho tem por escopo fazer uma detida análise do livro Os dez mandamentos da Ética, do emérito professor Gabriel Chalita, explanando os princípios responsáveis por nortear a Ética no Direito;suas finalidades, aplicações seus fundamentos e efeitos no mundo jurídico.
Não versa, porquanto, o presente trabalho de mera transcrição taquígrafa da obra do ilustre mestre, mas sim de uma síntese que auxiliem o nascituro exegeta do Direito, aquele que, como os autores deste, almeja ascender na carreira jurídica, mas que hoje, encontram-se na cátedra estudantil, limiar aos aprendizes, na soleira do conhecimento jurídico.
Há que se ressaltar a grande dicotomia existente entre os doutrinadores quanto ao assunto, tendo em vista seu grau de similitude com a moral.
Portando, ao apresentar o aludido trabalho, não almejamos consternar os atuais certames didáticos já espraiados nos ramos Constitucionais, visamos apenas a explanação de um texto inteligível e franco, aberto aos estudantes que, assim como nós, se perdem nos inúmeros termos lexicais e nas confusas similaridades que permeiam a Ética, a Moral e o Direito.
A fome é um problema alheio, os moradores de rua, os pedintes, os desempregados, tudo isso é um problema alheio. A violência talvez não seja. O iminente risco leva à ação. O meio ambiente só deixa de ser um problema alheio quando o fim se aproxima pela falta de cuidado com a casa. A pele queimada, o clima infrequente, o ar pouco generoso, e aí sim o movimento se inicia.
1o texto aqui
Gabriel Chalita
NOTAS PRELIMINARES
Inúmeras bibliotecas já foram escritas com o principal objetivo de se proteger o maior bem da humanidade, qual seja, a vida.
Nomes renomados de diversas áreas da ciência já se prontificaram a defender a