os maias
. Os maias está divido em 3 temáticas: os antecedentes e a evolução da família, a intriga principal – incesto entre Carlos e Maria Eduarda – e a crítica à sociedade
História da Família
. História de Afonso da Maia – Afonso, defensor do liberalismo, ao contrário de seu pai Caetano, que defendia o absolutismo (papa), era casado com Maria Eduarda Runa, que acaba por falecer devido à sua fragilidade, retratada na personagem Pedro da Maia
. História de Pedro da Maia – Após o desgosto da morte de sua mãe, Pedro casa com Maria Monforte, que o trai, resultando no seu suicídio. Nesta altura o liberalismo já está instaurado.
. História de Carlos – Após conhecer Maria Eduarda no jantar do Hotel Central, Carlos apaixona-se profundamente desenrolando-se a intriga principal em redor deste relacionamento. O liberalismo começa a ser contestado.
Intriga Principal
.Imagem
Peripécia – Revelações casuais do Guimarães a Ega
Reconhecimento – Carlos fica a saber que M. Eduarda é sua irmã por parte de Ega
Catástrofe - Morte de Afonso da Maia ; Separação dos dois amantes
Destino – (Guimarães é a força motriz que desencadeia a catástrofe)
. A ação principal baseia-se na tragédia clássica (conflito entre uma personagem e destino/sociedade)
. Carlos e Maria, os dois protagonistas desta ação, envolvem-se num romance incestuoso, inconscientemente
. Surge Guimarães, tio de Dâmaso, representante do destino, que conhece Ega e que carta para Maria Eduarda revelando a verdade de que esta é filha de Pedro da Maia. Ega sem coragem para revelar a Carlos procura Vilaça para o ajudar, confrontando Carlos no dia seguinte. Este procura seu avô na esperança que tudo isto fosse uma mentira, mas Afonso acaba por confirmar o sucedido. No entanto Carlos continua a encontrar-se com Maria Eduarda agora conscientemente, levando ao inicio da catástrofe, que resulta na morte de Afonso da Maia por desgosto .
.Destroçado e culpado pela morte de seu avô, Carlos decide então viajar