Os Maias
Curso Profissional de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Públicidade
Personagens
Português, Os Maias
Catarina Pinhel, Cátia Serafim, Joel Oliveira, Sónia Oliveira
Índice
Introdução
Caetano da Maia
Maria Eduarda Runa
Condessa de Gouvarinho
Dâmaso Salcede
Maria Eduarda
João da Ega
Maria Monforte
Euzebiozinho
Guimarães
Carlos Monforte
Pedro da Maia
Afonso da Maia
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Português, onde iremos falar sobre as personagens dos Maias, a sua caracterização física e psicológica e a importância de cada personagem na obra. "Os Maias" é uma obra-prima de Eça de Queirós, publicada em 1888, um romance realista (com traços naturalistas), onde não faltam o fatalismo, a análise social, as peripécias, e a catástrofe do enredo passional. Neste trabalho iremos mencionar algumas características das personagens principais, pois ainda existem muitas mais, mas são personagens secundárias.
Caetano da Maia
Caetano da Maia é uma personagem que se afirma no romance como grande opositor do liberalismo. A sua intolerância relativamente às ideias revolucionárias leva-o a expulsar o filho de casa, desterrando-o para Santa Alávia, no Douro, por este se envolver com os simpatizantes da Revolução Francesa e partilhar dos ideais jacobinistas. Era-lhe intolerável ter um filho jacobino, tal era o seu ódio pelo jacobinismo, a que atribuía "todos os males, os da pátria e os seus, desde a perda das colónias até às crises da sua gota".
Maria Eduarda Runa
"Linda, morena, mimosa e um pouco adoentada", Maria Eduarda Runa, filha do Conde de Rune, casa com Afonso, um jovem revolucionário e liberal, cujas ideias progressistas a atormentam, levando o casal ao exílio em Inglaterra. A vida nesse país, à qual nunca se adaptou, tornou-a ainda mais melancólica e doente, encontrando