Os Lusíadas e Peregrinação
“Os Lusíadas” e “Peregrinação”
Temas da Cultura Portuguesa
Docente: Elisa Gomes da Torre
Discente:
Patrícia Gonçalves nº58460
Índice
Introdução 3
Os Lusíadas
Luis Vaz de Camões – Biografia 4
Obra 4
Contextualização Histórica, Cultural, Política e Literária 6
Peregrinação
Fernão Mendes Pinto – Biografia 7 Obra 7 Contextualização Histórica, Cultural, Política e Literária 8
Conclusão 10
Biografia 11
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Temas da Cultura Portuguesa, no curso Ciências da Comunicação. Ao longo deste trabalho será possível compreender e saber mais acerca das duas obras em questão, Os Lusíadas e Peregrinação, do mesmo modo, será possível saber um pouco mais sobre a vida de cada um dos autores. Sendo estas duas grandes obras do Humanismo Português, será possível compreender melhor este tema, passando pela explicação da contextualização histórica, cultural, política e literária de cada um dos exemplares.
Os Lusíadas é a consagração da época áurea do povo lusitano, esta epopeia relata os trajetos marítimos dos navegantes portugueses pelos mares desconhecidos, os seus feitos e as suas descobertas são cantadas de uma forma única.
Fernão Mendes Pinto, autor da obra Peregrinação, embarca numa viagem à Índia em 1537. Deixa o seu livro como herança às filhas, tendo sido este editado pela primeira vez em 1614, vinte após a sua morte. Em Peregrinação podemos encontrar relatos, crónicas e cartas geográficas.
Desta forma, irei abordar as duas obras, salientando os aspetos mais fulcrais de cada um dos exemplares.
Os Lusíadas
Luis Vaz de Camões – Biografia
Luis Vaz de Camões, filho de Simão Vaz de Camões e D. Ana de Macedo, nasceu entre 1524 e 1525, possivelmnete em Lisboa, não há documentos que comprovem a sua exata data de nascimento. De 1531 a 1541, terá ido