Os Lundgren
Origem: Herman Lundgren nascido no ano de 1832 na Suécia pertencia a uma família de comerciantes, industriais e navegadores.
Perfil: Herman era determinado, corajoso, tinha facilidade em realizar parcerias, de postura séria, era rigoroso, disciplinado, romântico, tinha iniciativa, atencioso e otimista.
Trajetória: Herman ao completar seus 20 anos de idade, numa família muito humilde, decide imigrar se de seu país de origem Suécia, para tentar uma vida melhor. Seu destino era ir para o Brasil, e ao adentrar no país sofre alguns ferimentos pela forte tempestade que os pegara na embarcação. Seus primeiros 20 dias de estadia foram num leito de hospital na cidade do Rio de Janeiro, após mais um mês e meio decide seguir viagem indo de encontro a salvador onde passavam por uma crise de febre amarela. Após algum tempo decide seguir viagem para Recife, onde se findaria até sua morte 55 anos mais tarde (1907).
Começou sua carreira como intérprete no comércio portuário. Inicialmente simples intérprete, Herman Lundgren estabeleceu se com escritório próprio, cuidava da corretagem de cargas ou, o que ainda era melhor, de exportação por conta própria.
Herman interessou se por couros de cabras, produto que era exportado do interior dos estados nordestinos, assim como outros produtos menos conhecidos como a cera, na qual sua grande utilidade consistia na fabricação de velas. Para adquirir a carnaubeira originária do semiárido nordestino, Herman associou-se com James Frederick onde fundaram a casa inglesa e desenvolveram uma ampla rede de relações comerciais. Ele também passou a comerciar o Sal do rio grande do norte. A partir daí Herman passou a firmar parcerias e contratos, contando com sua facilidade em montar sociedades.
Herman casou-se com uma Alemã que viera pro Brasil como professora de línguas no ano de 1876. Teve uma iniciativa que gerou efeitos imensos, a disseminação da palma forrageira no nordeste brasileiro, importada do Texas, essa planta seria