Os Jogos Olímpicos da Era Moderna
Escola Secundária de Camilo Castelo Branco
Os Jogos Olímpicos
Trabalho Realizado por: Bárbara Aleixo nº28, 11ºD
Disciplina: Educação Física
Professor : Carlos Silva
Ano Letivo: 2014/15
Introdução
Vou falar sobre os Jogos Olímpicos na era moderna, e o meu trabalho está organizado da seguinte maneira: Em primeiro lugar vou falar sobre os Jogos Olímpicos da Era Moderna - o que é o olimpismo, os princípios do mesmo e como nasceu a vontade de fazer renascer aquela mítica competição desportiva. Seguidamente vou falar sobre os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno e posteriormente vou caracterizar cada uma das modalidades de ambas as competições.
Jogos Olímpicos é o nome dado a um evento que reúne atletas de quase todos os países do mundo para competirem entre si de acordo com sua modalidade e categoria. Acontece a cada quatro anos e presenteia os três primeiros colocados onde, o primeiro recebe a medalha de ouro, o segundo recebe medalha de prata e o terceiro recebe a medalha de bronze.
Jogos Olímpicos da Era Moderna
O Olimpismo
O olimpismo moderno nasceu da ideia de reviver os Jogos Olímpicos. O Barão Pierre de Coubertain passou 7 anos da sua vida a preparar a opinião pública francesa, americana e inglesa com o intuito de elas apoiarem a sua ideia. A sua ideia foi aceite no congresso internacional de 1894, sendo depois fundado o Comité Internacional Olímpico (CIO).
Princípios Fundamentais do Olimpismo
1. O Olimpismo é uma filosofia de vida que exalta e combina de forma equilibrada as qualidades do corpo, da vontade e do espírito. Aliando o desporto à cultura e educação, o Olimpismo é criador de um estilo de vida fundado no prazer do esforço, no valor educativo do bom exemplo e no respeito pelos princípios éticos fundamentais universais.
2. O objectivo do Olimpismo é o de colocar o desporto ao serviço do desenvolvimento harmonioso