Os indios no Brasil
Título: OS POVOS DA FLORESTA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Resende
Introdução
A palavra "índio" era empregada para designar as pessoas que viviam nas Índias, Colombo pensou que havia chegado as Índias e resolveu chamar os nativos de índios. Os índios nunca foram e nunca se enxergaram como um povo uno. Na verdade, a palavra Índio é Europeia.
Mesmo com tantas adversidades estes povos ainda tentam guardar seus conhecimentos, suas tradições, seus costumes, o verdadeiro espírito do homem nativo. No Brasil encontramos uma das maiores diversidades étnicas já encontradas, e aqui está um valor cultural que não pode morrer.
Histórico
Guerreavam entre si, historicamente, os índios brasileiros foram classificados segundo os principais troncos linguísticos, que são: Tupi-guarani, Macro-jê, Aruak e Karib. Inicialmente, os grupos que tiveram maiores contatos (nem sempre amistosos) com os portugueses foram os do tronco tupi ou tupi-guarani (tupiniquins, tupinambás, tamoios, caetés, potiguaras e tabajaras quase sempre aparecem citadas como as principais). Já os grupos que não eram do citado tronco tupi-guarani, foram chamados de Tapuias (geralmente povoavam o interior do Brasil). Mas os tupis não eram uma nação indígena homogênea, pois tinham grandes rivalidades internas que acabaram sendo exploradas pelos europeus que tentavam colonizar a região. Ainda hoje os historiadores não chegaram a um consenso sobre a melhor maneira de separar as principais tribos tupis e também para delimitar a área exata que cada uma delas ocupava no litoral. À medida que adentravam o vasto território, os portugueses perceberam que havia centenas de povos com línguas, costumes e hábitos diferentes. Estima-se que na época eram faladas cerca de 1.300 línguas indígenas diferentes. Estima-se ainda que houvesse cerca de 3 milhões de indígenas nos primeiros anos da colonização, os quais viviam ainda num processo de