Os Incas
Introdução
A Civilização Inca desenvolveu-se na região da Cordilheira dos Andes, mais precisamente no Peru. Manco Capac fundou no vale de Cusco a primeira cidade. Essa cidade-estado, que cresceu conforme a expansão das guerras pelo vale atingiu seu ápice em 1438, quando Viracocha Inca fundou o Tawantinsuyu (Império Inca).
Ainda durante o século XIII a civilização utilizou de vários métodos, da conquista Militas à assimilação pacifica para incorporar uma grande porção do oeste da América do Sul, centrado na cordilheira dos Andes, incluindo grande parte do atual Equador e Peru, Sul e oeste da Bolívia, noroeste da Argentina, Norte do Chile e sul da Colômbia.
Reino de Cusco e formação do Império
O Sapa Inca Pachacuti é quem de fato organizou o reino de Cusco como império, o chamado Tahuantinsuyu, um sistema federalista que concentrava o centro do governo para os incas, centrados em Cusco, e dividia o poder entre os outros quatro governantes de províncias (os chamados Suyus), eram esses: o Chinchasuyu (Norte), o Antisuyu (Leste), o Contisuyu (Oeste) e o Collasuyu (Sul). A Pachacuti também é atribuída a construção de Machu Picchu, que teria sido feita para sua família como um retiro de verão.
Cultura
Na arquitetura, desenvolveram várias construções com enormes blocos de pedras encaixadas, como templos, casas e palácios. A cidade de Machu Picchu foi descoberta somente em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana desta sociedade. A agricultura era extremamente desenvolvida, pois plantavam nos chamados terraços (degraus formados nas costas das montanhas). Plantavam e colhiam feijão, milho (alimento sagrado) e batata. Construíram canais de irrigação, desviando o curso dos rios para as aldeias. A arte destacou-se pela qualidade dos objetos de ouro, prata, tecidos e joias.
Domesticaram a lhama (animal da família do camelo) e utilizaram como meio de transporte, além de retirar a lã , carne e leite deste animal. Além da lhama, alpacas e vicunhas também eram