PCA Programa De Conserva O Auditiva
DO
PROGRAMA DE
CONSERVAÇÃO
AUDITIVA
- P.C.A. -
Alunos: Sidney Pereira, Rosangela, Cristiane, Camila,Yure Evento: 33558
Índice
I. Linhas gerais no desenvolvimento de efetivo programa de conservação da audição (PCA) 1
II. Introdução 2
III. Objetivo 3
IV. Identificação 4
V. Medidas Administrativas 5
VI. Caracteristica de proteção efetivos 5
VII. Cincos fases de um PCA________________________________________________ 6
VIII. Organograma do PCA__________________________________________________7
IX. EPI`s ________________________________________________________________ 8 Introdução
O programa de conservação auditiva e um conjunto de medidas técnicas administrativas que visam à proteção da saúde dos trabalhadores, para que os trabalhadores exposto a ruído ocupacional não desenvolvam perdas auditivas induzidas por nível de pressão sonora elevado.Objetivo
Estabelecer medidas administrativas para salvaguarda a capacidade auditiva dos trabalhadores contra os efeitos potencialmente danosos da exposição excessiva ao ruído nos locais de trabalho.Linhas gerais no desenvolvimento de efetivo programa de conservação da Audi ção (PCA)
O propósito em implementar efetivo PCA é prevenir PERDAS auditivas induzidas pelo ruído.
Não existe regulamentação que garanta adequada proteção contra o ruído à população industrial. Mesmo que esta existisse, só o incentivo para cumprir a regulamentação não seria suficiente para se ter um PCA eficiente.
Na realidade, efetivos PCA só se obtêm quando todos os níveis de uma corporação se unem para proteger a audição do funcionário. Em anexo, apresentamos o esboço de um organograma do PCA.
Benefícios
Instalar um PCA proporciona benefícios primários e secundários. O primeiro resulta em evitar que o funcionário adquira perda auditiva induzida pelo ruído. Está claramente estabelecido que exposição habitual a níveis de ruído acima de 85 dB(A) causarão significativa perda auditiva em mais de 50% da população