Os Incas
A civilização inca é nativa e se desenvolveu na cordilheira dos Andes, no atual Peru. A capital do império Inca era a cidade sagrada de Cusco. Foram dominados e conquistados pelos espanhóis em 1532.
Governo do Império Inca
O imperador era conhecido por Sapa Inca, considerado o deus na Terra. A cidade era extremamente hierarquizada, e formada por: nobres (governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes), a camada média (funcionários públicos e trabalhadores especializados) e classe mais baixa era os artesões e os camponeses. Essa ultima camada pagava altos tributos ao rei em mercadorias ou com trabalhos em obras públicas.
Cultura Inca
Na arquitetura, os incas desenvolveram várias construções com enormes blocos de pedras encaixadas como templos, casas e palácios. A cidade de Machu Picchu foi descoberta somente em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana desta cidade. A agricultura era muito desenvolvida, pois plantavam nos chamados terraços (degraus formados nas costas das montanhas). Eles plantavam e colhiam feijão, milho (que era o alimento sagrado para eles) e batata. Os incas construíram canais de irrigação, desviando o curso de rios para as aldeias. A arte se destacou pela qualidade dos objetos de ouro, prata e tecidos e joias. Os incas domesticaram a lhama, e a utilizavam como meio de transporte, além de utilizar a lã, carne e leite deste animal.
Religião Inca
A religião tinha como principal deus o Sol (deus Inti), porém cultuavam também animais considerados como o condor e o jaguar. Os incas acreditavam num criador antepassado chamado Viracocha (criador de tudo).
Principais deuses Incas
Inti – deus supremo na religão Inca. Era o Deus do Sol, que exercia a soberania no plano divino. Era o deus mais popular, sendo adorado em diversos santuários. Viracocha – de acordo com a religão inca, Viracocha era o mestre do mundo. Surgiu das águas e criou o céu e a terra, era um deus nômade e tinha como companheiro o pássaro