Os Incas
O termo inca não era utilizado pelos integrantes do império para se definirem como pertencentes a tal povo. A expressão inca era exclusivamente empregada por uma elite que dominava politicamente o território. Para a grande parte da população, o termo inca – que na língua quícha significa “filho do sol” – só era empregado para designar o imperador.
Para formarem tão vasto império, os incas contaram com a confluência de vários povos que anteriormente ocuparam toda essa região. A organização do governo imperial se deu a partir de uma série de vitórias militares capaz de subjugar outros povos. O imperador inca era considerado um descendente do sol e, mediante essa condição divina, era o grande responsável pela criação das leis.
A cultura Inca é uma das mais intrigantes até hoje, em todos os aspectos. Monumentos, templos e cidades misteriosas erguidas por esse povo, ainda constituem um dos mistérios mais fascinantes, à espera de uma explicação racional sobre essa civilização que, certamente, está muito longe de ser compreendida na sua plenitude.
Algumas medidas, principalmente às que se referem à tomadas de posições em relação aos pontos cardeais, foram realizadas pelos incas utilizando nada menos que o Sol. Com seu deslocamento aparente diário, os incas notaram que há uma sensível variação na posição do astro-rei de dia para dia. Baseados nesse aparente movimento do Sol, (na verdade é a Terra que gira em sentido contrário) os incas determinaram com extrema exatidão os pontos cardeais. Para isso, tinham que registrar o instante exato do nascimento e ocaso do Sol nos Equinócios da Primavera e do Outono, para em posteriores medições, determinar assim a linha Norte-Sul verdadeira, não aquela orientada pela bússola, já que esta nos mostra os pólos magnéticos, e não os geográficos.
Os Incas
Origens:
Situado em uma área compreendendo as regiões da Argentina, Chile, Bolívia, Equador e Peru, o Império Inca compôs uma grande civilização que chegou a