OS IMPACTOS DOS JUROS PARA O CONSUMIDOR
Módulo: I -Intermediação Financeira e Ambiente Economico
Atividade: Análise
Título: OS IMPACTOS DOS JUROS PARA O CONSUMIDOR
Disciplina: Consultoria em Investimentos Financeiros
Turma:
Introdução
Os padrões de consumo das famílias vão se modificando com o passar do tempo.
Justificativa
Com taxa de juros mais baixa e maior acesso ao crédito à pessoas físicas e empresas, o consumo aumenta e as empresas faturam mais. Além de aumentar a qualidade de vida das famílias gera mais empregos.
Desenvolvimento
Ano a ano cresce gradualmente o número de pessoas que deixam as camadas sociais de renda mais baixa – as chamadas classes D e E – e alcançam a classe C, porta de entrada para o consumo. Nos últimos seis anos, 20 milhões de novos consumidores ingressaram no miolo da pirâmide social graças ao aumento de emprego, do acesso ao crédito com prazos longos e juros menores, e aos programas sociais, com mais dinheiro no bolso, e fome de produtos e serviços, pela primeira vez eles são maioria na população brasileira.
Situação bem diferente dos anos 80 quando comerciantes remarcavam preços diariamente, salários e preços eram reajustados automaticamente assim que era divulgada a inflação do mês anterior. Essa prática alimentava o dragão da inflação, pois a alta de preços era replicada no futuro. Os anos de 1981 a 1983 foram marcados com o aumento dos preços dos bens de capital, aumento da taxa de juros, desvalorização real do câmbio e recessão.
Conclusão
Hoje é mais fácil comprar eletrodomésticos, carro novo e até mesmo a sonhada casa própria. É verdade que com tantas facilidades aumenta o número de endividados, mas também aumenta o número de investidores que sonham em chegar ao primeiro milhão de reais.
O ideal seria que o padrão de poupança das famílias também se modifique, que seja hábito orçamento doméstico e investimentos, usar os juros a favor do seu bolso e garantir um futuro mais tranqüilo para a