Os impactos dos escândalos contábeis nas demonstrações financeiras – caso siemens
Os impactos dos escândalos contábeis nas demonstrações financeiras – caso Siemens
RESUMO
Os atuais escândalos financeiros e contábeis ao redor do mundo têm despertado a atenção de todos, principalmente no que tange às técnicas contábeis aplicadas, à metodologia de prevenção de fraudes adotada e aos impactos econômicos e financeiros que tais fraudes ou escândalos de corrupção podem gerar. O presente estudo tem por finalidade demonstrar os impactos causados pelos escândalos de fraudes envolvendo a empresa alemã Siemens AG, em suas demonstrações contábeis. Foram analisados os demonstrativos dos períodos de 2003 a 2006 e foram calculados indicadores econômico-financeiros que refletem as mudanças ocorridas nesse período, principalmente no ano de 2005, período em que se deram os escândalos. As conclusões obtidas evidenciam que há influência dos escândalos nas demonstrações contábeis da companhia que foram analisadas, levando-se em consideração os índices utilizados e os períodos analisados.
1. INTRODUÇÃO
Os freqüentes escândalos envolvendo grandes e renomadas empresas no mundo todo, como Enron, Parmalat, Xerox e WorldCom, têm despertado interesse em se conhecer mais profundamente os motivos que levam os administradores a agirem de tal forma, bem como a repensar as leis de compliance[1] atualmente existentes e verificar a possibilidade de criação de novas leis. Nesse sentido, a Governança Corporativa vem tentando auxiliar as empresas, para que os atos de seus administradores sejam mais transparentes e possam ser mais bem controlados.
Tais escândalos têm despertado dúvidas a respeito da confiabilidade das demonstrações contábeis, e, por isso, foi criada nos Estados Unidos a lei Sarbanes-Oxley Act, logo após a falência da Enron, fato que teve repercussão em