Os impactos da construção civil no meio ambiente
A indústria da construção civil tem uma participação de aproximadamente 40% na economia mundial (HANSEN, 2008). Isto mostra o tamanho desta indústria e quanto ela influencia não só na economia, mas também no meio ambiente e na sociedade como um todo. Porem ela é uma indústria muito abrangente e diversificada, onde se tem um grande desafio na introdução de melhorias e quebras de paradigmas. Mas devido a esta abrangência, qualquer modificação introduzida traz resultados muito significativos.
A construção civil, mesmo que não seja tão perceptível em um primeiro momento, é uma atividade extremamente poluente e com um produto final que consome muitos recursos naturais. E isto ainda é agravado pelo fato de que novas tecnologias que poderiam atenuar o impacto ao meio ambiente, encontram grandes resistências.
2. OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE
Atualmente, o termo sustentabilidade é usado para designar o bom uso dos recursos naturais da terra, como as águas, as florestas, etc.
Apalavra sustentabilidade vem do latim “sustentare” que significa sustentar, apoiar, conservar. O conceito de sustentabilidade está relacionado a uma mentalidade, atitude, ou estratégia, que é ecologicamente correta, viável a nível econômico, socialmente justo e com uma diversificação cultural. Disponível em: http://acaoculturalse.blogspot.com.br/2013_08_01_archive.html.
Hoje ouvimos muito sobre sustentabilidade e todos sabemos que os recursos de nosso planeta são limitados em sua maioria. Sabemos também o que é correto, mas nem sempre é o que é fazemos.
Vejamos a construção civil, por exemplo, é uma das categorias que mais causa impacto e é responsável por 75% do que é extraído do meio ambiente, representa 5,1% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e emprega mais de 2,1 milhões de trabalhadores pelo Brasil. Dos investimentos feitos no país, cerca de 37% passam por este setor.
Do ponto de vista ambiental, a construção civil é uma atividade que