Os impactos ambientais causados pelas usinas energéticas
Tratando-se agora das usinas termelétricas o impacto ambiental é muito mais alto pois há também o factoide da poluição do ar causada pela queima de materiais fósseis, prática cuja principal consequência é a liberação dos chamados “gases de efeito estufa” e também liberação em baixo nível de praticamente todos os elementos químicos da tabela periódica. Quando tais componentes são liberados na atmosfera trazem, inclusive, problemas para a saúde humana como o agravamento de casos de asma e a diminuição do volume de ar aspirado.
Porém o fator negativo mais relevante é sem dúvida o custo, pois, como a queima de carvão e outros materiais para a geração de energia é um processo extremamente caro, isso gera um aumento direto no valor repassado pelas companhias ao consumidor (como ocorre hoje, com aumentos que chegam a quase 36%).
Passando-se para as usinas eólicas há alguns impactos, como a modificação da flora e da fauna devido a terraplanagem e a mudança no fluxo migratório de pássaros e também o ruído e a movimentação das turbinas podem espantar diversos animais. Não esquecendo contudo da interferência eletromagnética causada pela ação dos equipamentos.