os gurus da qualidade
CAMPUS TATUAPÉ
TECNILOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE
MATÉRIA: GESTÃO DA QUALIDADE
PROFESSOR: VALDIR PASSARELI
4º semestre
OS GURUS DA QUALIDADE
GABRIELA ORLANDI BARREIRA
RA: 553191
São Paulo
2015
OS GURUS DA QUALIDADE
A qualidade como qualquer outra metodologia, teve um ponto inicial e pensadores responsáveis pela sua transformação de algo subjetivo em teorias objetivas. Nesse caso podemos citar como pessoas de suma importância como: Walter Shewhart, Joseph M.Juran, William E. Deming, Kaoru Ishikawa, Genichi Taguchi, David A. Garvin, Shigeo Shingo, Philip Crosby e Armand V.Feigenbaum.
Os Gurus
Walter Shewhart
Shewhart lecionou e trabalhou com W. E. Deming e é conhecido pelo desenvolvimento do CEP (Controle Estatístico de Qualidade), que utiliza métodos estatísticos para alcançar o estado de controle de um sistema e para julgar quando este estado foi alcançado.
A ideia era incorporar o uso de variáveis aleatórias independentes e identicamente distribuídas. O princípio geral por trás da ideia é que quando um processo está em estado de controle e seguindo uma distribuição particular com certos parâmetros o propósito é determinar quando o processo se afasta deste estado e as ações corretivas que devem ser tomadas.
Um problema que o procedimento de Shewhart não considerou é que ele não determina a magnitude da alteração no processo, sendo incapaz de rapidamente encontrar grandes mudanças dentro de pequenas amostras. Sabendo a magnitude da alteração é possível ajustar o procedimento pela magnitude encontrada. Estes problemas foram trabalhados por estatísticos tais como Dudding, Jennett e Grant em 1940 e 1950.
Joseph M.Juran
Segundo Juran qualidade possui duas definições:
1. Qualidade são aquelas características do produto que atendem as necessidades dos clientes e, portanto, promovem satisfação com o produto;
2. Qualidade consiste na ausência de deficiências.
A essência dessa conceituação ainda é usada hoje em dia, a norma