os grupos sociais
O grupo social designa conjuntos de seres humanos que interagem de modo sistemático entre si. É uma coletividadeidentificável, estruturada e contínua de pessoas que desempenham papéis recíprocos em conformidade com normas,interesses e valores com vista à prossecução de objetivos comuns. Os grupos podem ser tão diminutos quanto umapequena associação ou tão vastos quanto uma instituição de larga escala ou uma sociedade.
Para estarmos perante um grupo social é necessário que ele possa ser identificado como tal pelos seus membros e pelosnão membros. Os grupos sociais são estratificados, pois os seus membros ocupam posições relativas entre si. Para alémdisso, desempenham papéis e contactam entre si. O grupo tem normas de conduta (que não têm que ser escritas)influenciadoras do modo como os papéis são desempenhados. Outra característica dos grupos sociais é a comunidade deinteresses e de alguns valores entre os seus membros. Os grupos sociais estão orientados para um ou vários objetivos etêm uma permanência relativa, isto é, têm alguma duração.
Apesar de terem sido definidas estas características básicas para o grupo social, na realidade ocorrem situações em queé difusa a distinção entre grupo social e agregado social.Nas sociedades atuais as pessoas pertencem a numerososgrupos e de tipo diferente.
Em sociologia, um grupo é um sistema de relações sociais, de interações recorrentes entre pessoas. Também pode ser definido como uma coleção de várias pessoas que compartilham certas características, interajam uns com os outros, aceitem direitos e obrigações como sócios do grupo e compartilhem uma identidade comum — para haver um grupo social, é preciso que os indivíduos se percebam de alguma forma afiliados ao grupo.
Enquanto um agregado incluir várias pessoas somente, um grupo, em sociologia, exibe coerência em um grau maior. Aspectos que os sócios no grupo podem compartilhar incluem interesses, valores, raízes étnicas ou linguísticas e parentesco. Já a