Os grandes Iniciados
O autor faz comparações das diferentes doutrinas e mostra que, no fundo, os sábios e os profetas dos tempos mais diversos chegaram a conclusões idênticas (embora diferentes na forma). Tudo isso pelo caminho da iniciação interior e da meditação.
O autor nos diz também que a regeneração da sociedade virá apenas quando religião e ciência se unirem novamente. “A arte da vida e todas as artes só podem renascer com este acordo.” Um dos objetivos do livro é colaborar pra que isso aconteça.
Transcrevo um trecho de “A Visão de Hermes”, que se encontra nos livros de Hermes Trimegisto sob o nome de “Poimandrês”. Faz parte dos capítulos dedicados à iniciação egípcia. Este trecho me chamou a atenção pelo fato de que as bases da Astrologia se encontram ali:
“Olha, escuta e compreende. Tu vês as sete esferas de toda a vida. Através dela se cumpre a queda das almas e sua ascensão. Os Sete Gênios são os sete raios do Verbo-Luz. Cada um deles comanda uma esfera do Espírito, uma fase da vida das almas.
O mais próximo a ti é o Gênio da Lua, de inquietante sorriso e coroado de uma foice de prata. Ele preside nascimentos e mortes. Liberta a alma do corpo e a atrai para seu raio. Acima dele, o pálido Mercúrio indica o caminho às almas que sobem ou descem, com seu caduceu que contém a Ciência. Mais no alto, a brilhante Vênus segura o espelho do Amor, onde as almas alternadamente se esquecem e se reconhecem. Acima dela o Gênio do Sol eleva a tocha triunfal da eterna Beleza. Mias