Os Governos Dutra e Vargas (1945-1954) Exercícios
Exercícios
1)- O governo Dutra, mesmo com o apoio de Vargas, assumiu posturas antivarguistas. Comente sobre esta afirmação.
R: Buscava um governo de “união nacional”, ou seja,, compondo ministérios com políticos de diversos partidos.
2)– Em 1946 foi elaborada uma nova Constituição. Cite algumas caracteríscas desta Constituição:
R: Mantinha o regime republicano, reforçando o Federalismo e a autonomia dos municípios. Mantinha o presidencialismo, com mandato de cinco anos; voto obrigatório e com idade mínima de 18 anos; o Poder Legislativo caberia ao Congresso Nacional.
3)– Como podemos dividir a política econômica?
R: Em duas fases distintas. A primeira fase estendeu-se até a metade de 1947, com o respeito a política cambial.
4)– Como foi a política interna de Vargas?
R: Procurava conciliar diversos interesses e tendências, indicando para os ministérios políticos do PSD, PSP e até da UDN.
5)– Como foi a política econômica (Plano Lafer)?
R: Fundava-se em uma prévia expansão do setor de bens de capital. Procurava-se avançar na produção estatal de bens intermediários e de bens de produção.
Aluna: Maria Caroline Nº 08
Turma: 2º ano do Ensino Médio
Anaxímenes
Anaxímenes de Mileto (585 a.C.-528 a.C.) também fez parte da Escola Jônica. Foi discípulo de Anaximandro e como este, também afirmou ser uma só a natureza ou princípio (arkhé) subjacente a todas as coisas. No entanto, mesmo que acreditasse ser este princípio ilimitado, não o pensou ser indefinido.
Anaxímenes acreditava ser o AR o princípio que originava todas as coisas no universo. Conforme seu pensamento, por um processo de condensação, o AR se transformava em objetos líquidos e sólidos (pedras, metais, terra, água e etc.). E por outro processo, a rarefação, o AR se transformava em gases, ventos, oxigênio e fogo.
O filósofo também pensou ser a alma feita de ar, observando que o vivente respira (refrigera o corpo) enquanto que o morto não o faz. Por isso,