Os Fungos
Reino de seres vivos que reuni organismos unicelulares ou multe celulares, eucarióticos e heterótrofos.Há dois filos no reino: Mixomycota (mixomicetos ou fungos gelatinosos) e Eumicota (fungos verdadeiros).Estes são divididos em quatro classes: phycomyates, Ascomyates, Basidomyate
Os fungos multicelulares são formados por filamentos microscópicos denominados hifas; o emaranhado de hifa é o micélio.Uma hifa é um tubo microscópio, no interior do qual se aloja a massa citoplasmática que contem os núcleos.Muitos fungos não apresentam células individualizadas, isto é suas hifas são preenchidas por uma massa continua de citoplasma que contem centena de núcleos.
Essas hifas são chamadas cenocíticas(do grego Koino, comum, kitos e célula).Outros fungos possuem hifas septadas, em que podem ter um ou dois núcleos.
Muitas espécies de fungos apresentam, em determinadas condições, estruturas reprodutivas denominadas corpos de frutificação.
Os corpos de justificação forma-se como resultados de processos sexuais e contem, em geral, hifas provenientes de fungos de sexo diferente.Cogumelos e orelhas-de-pau são exemplo de corpos de frutificação.
Características gerais dos fungos
Os fungos mais conhecidos são formadores de bolores, mofos, cogumelos, orelhas-de-pau e o sacharomy-ces arevisial, utilizado para a produção de pão cerveja e álcool etílico.
Os fungos pluricelulares possuem uma característica morfológica que a diferença dos demais seres vivos.
Seu corpo é constituído por dois componentes: o corpo de frutificação e o núcleo.O corpo de frutificação é responsável pele produção de fungos, atraves de células reprodutoras especiais, os esporos, e o micélio é constituido por uma trama de filamentos, onde cada filamento é chamado de hifa.