Os filosofos
Sociedade, Cultura e Educação Tatiane Souza
Quem foi Karl Marx?
Atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. Pensador revolucionário alemão. Fundador do socialismo científico (Manifesto Comunista, O Capital). Argumenta que as grandes mudanças histórico-sociais são resultado do conflito entre as principais classes da sociedade capitalista moderna (burguesia e proletariado).
Teoria do Conflito
1) Sociedades organizadas através do modo de produção e relações de trabalho (economia); 2) Estruturas macrossociais: relações de classe ou padrões de dominação; 3) Certos padrões de desigualdades sociais geram estabilidade ou mudança social;
Teoria do Conflito
4) Grupos privilegiados tentam manter suas vantagens (poder e ideologias) e grupos subordinados ampliar as suas; 5) A eliminação dos privilégios (princípio da igualdade) diminuirá o grau de conflito e aumentará o bem-estar humano.
Materialismo histórico
• O conceito busca compreender as sociedades, ao longo da história, através de fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos; • Infra-estrutura = forças econômicas • Superestrutura = ideias, costumes, relações políticas, religião etc. • Infra-estrutura influenciando diretamente na superestrutura.
Consciência de classe
• Trabalhadores conscientes de que pertenciam a um grupo de explorados; • Surgimento de organizações como sindicatos e partidos de trabalhadores; • Essas organizações buscariam o fim da propriedade privada e do sistema capitalista, substituindo-os pela sociedade comunista.
Mais valia
Fonte: http://f1colombohistoriando.blogspot.com
Quem foi Max Weber?
Intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia.
Crítica a Marx – pensa que a luta de classes não é a única força motriz da sociedade, ressaltando o papel da política e da religião nas mudanças históricas. Crítica a Durkheim – os fatos sociais também