Os Estados
Defesa Revolucionaria.
Durante a Revolução Mexicana, houve uma grande migração do México a partir do sudoeste dos EUA por milhares, talvez tanto como 10 por cento do total da população mexicana, fugiram da guerra civil, muitos indo para o Texas. Embora tenha havido uma mistura de classes sociais, a maioria eram pobres e analfabetos. Eles foram vistos como mão-de-obra barata no trabalho agrícola. Alguns dos exilados mexicanos que viviam nos Estados Unidos eram intelectuais, doutores e profissionais que escreveram sobre sua experiência sob o governo de Díaz e também pronunciaram contra Díaz em jornais espanhois-americanos. Na opinião que Díaz não era apto para governar México, muitas pessoas contrabandearam publicações para o México para mostrar apoio aos mexicanos e incentivar a luta.
Ao fim do século XX, os proprietários dos Estados Unidos, incluindo grandes empresas, se instalaram em cerca de 27 por cento das terras mexicanas. Em 1910, o investimento industrial americano foi de 45 por cento, empurrando os presidentes William Howard Taft e Woodrow Wilson para intervir em assuntos mexicanos.
Durante a presidência de Porfirio Díaz, a partir de documentos encaminhados do consulado dos EUA no México mantiveram o Secretário de Estado, em Washington