Os estados Físicos da Matéria
Os estados Físicos da Matéria
De um modo geral, as partículas que compõem uma substância podem se organizar de diferentes formas. Essas diferentes formas estão relacionadas ao seu estado físico.
As partículas podem estar mais unidas ou mais afastadas, de acordo com as condições de temperatura e de pressão a que a matéria esteja sendo submetida.
Alterando essas condições, podemos efetuar mudanças no estado físico da matéria. www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/os-estados-fisicos-da-materia 08 de agosto de 2014 às 23h 06min
2.Objetivo
Aprender sobre os estados físicos da matéria que são poucos citados no currículo educacional do ensino médio, aprofundando a química usada nos cursos superiores com foco no curso de engenharia metalúrgica.
2.1Objetivo Geral
Ter conhecimento aprofundado das características dos estados físicos da matéria e suas possíveis utilizações.
3.Plasma
Estamos habituados a três estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso. Porém sob certas condições podemos induzir gases a alcançar o que pode ser considerado o quarto estado da matéria: o plasma. E este é o estado da matéria mais comum no Universo.
Lâmpada de plasma. Foto: White Rabbit83 / Shutterstock.com
O calor é a energia transferida entre dois corpos. Já temperatura é a medida da agitação das partículas que constituem este corpo. O calor transferido para um corpo produz o aumento da sua temperatura (exceto quando ocorre mudança de fase). Um objeto em estado sólido possui forma e volume definidos. Isto ocorre porque a pequena agitação das suas moléculas não possui energia suficiente para mudar a organização em que se encontram. Ao aplicarmos calor, a energia cinética das moléculas aumenta até o ponto em que a ordem é rompida levando o objeto ao estado líquido. No estado líquido, o volume é definido mas a forma não. O líquido assume a forma do recipiente que o contém.
Em nossa