IMIGRAÇÃO
O governo imperial brasileiro trouxe os imigrantes italianos com o objetivo de povoar a região da serra que encontrava-se desocupada e assim, proteger o território de possíveis ataques de países vizinhos como a Argentina e o Paraguai. A ideia era manter um exército civil permanente que pudesse ser requisitado se houvesse necessidade.
Outro objetivo do governo brasileiro era continuar a implantação da pequena propriedade rural e a atividade da agricultura familiar, que já havia iniciado com a chegada dos primeiros imigrantes alemães a São Leopoldo em 1824. Na região da serra gaúcha, dedicaram-se a plantação de milho, trigo e outros produtos agrícolas. No entanto, a introdução do cultivo de vinho tornou a vinicultura a principal atividade econômica dos colonos italianos.
A contribuição da colonização italiana ocorreu em diversos setores da sociedade. Podemos citar o catolicismo, que influenciou profundamente as práticas religiosas, assim como as artes, música, arquitetura e alimentação. Também introduziram o empreendedorismo italiano na abertura de empresas e no trabalho especializado. No campo, os italianos foram responsáveis pela introdução de novas técnicas