Os Elementos Gráficos
Aluna: Andréa Afonsina de Almeida Curso Técnico em Edificações
Disciplina:Desenho Técnico Módulo I
Ali
A
Planta dEnEOs elementos gráficos do desenho arquitetônico são:
Planta Baixa:
Corte desenvolvido em plano paralelo ao piso, normalmente a 1,50m do mesmo, e tem por objetivo apresentar as dimensões dos objetos (comprimento e largura), a exemplo: paredes, aberturas (portas e janelas), pilares, escadas etc. Na planta baixa, são apresentadas a descrição do ambiente, as cotas de dimensionamento e de piso (em planta, óbvio), área do ambiente, hachuras de piso em áreas “molhadas” (cozinhas, áreas de serviço, banheiros, etc.), limites da cobertura, e a posição dos cortes transversal e longitudinal, bem como a indicação da visualização das fachadas, etc. Elementos como vasos sanitários, lavatórios, pias e bancadas, geladeiras, fogões são importantes, pois determinam a locação correta para as instalações elétricas e hidrossanitárias.
Corte Transversal e Longitudinal
São cortes desenvolvidos em planos, respectivamente, paralelos às paredes no sentido transversal (largura) e no sentido longitudinal (comprimento). Tem o objetivo de apresentar as alturas dos elementos verticais, já que não foi possível fazê-lo somente com a planta baixa. Através dos cortes, serão identificadas as alturas das portas, das janelas (altura e peitoril), desníveis existentes, forro, a identificação dos ambientes, e a posição dos outros corte a serem apresentados.
Fachadas As fachadas correspondem às vistas frontal, lateral (direita e esquerda), posterior. Nelas são representados os elementos com os seus respectivos acabamentos e materiais constituintes. Ou seja, se as portas são em madeira com fechamento em vidro, estas devem ser identificadas