escaravelho do diabo
Enredo[editar | editar código-fonte]
A narrativa se passa em Vista Alegre, uma pequena cidade no interior de São Paulo, e começa quando o personagem Hugo, irmão de Alberto, recebe um misterioso pacote com um escaravelho (besouro preto) dentro, contudo não se interessa com a origem do presente, pois pensa que é uma pegadinha de seus amigos. No dia seguinte, Hugo é encontrado morto com uma espada cravada em seu peito. Inconformado com a morte de seu irmão, Alberto vai atrás do assassino.
Ao voltar para casa um dia, nota em uma revista uma espada semelhante a que matou Hugo. Então, começa a se aprofundar em objetos antigos a fim de achar o assassino e impedir o próximo crime, após algum tempo de procura encontrou um antiquário que vendia a mesma espada, o lojista disse não lembrar quem a havia comprado.
A partir daí, Alberto passa a ter ajuda o renomado inspetor local, o Inspetor Pimentel e do sub-inspetor Silva. Eles percebem que todas as vítimas desse assassino que passa a ser denominado de "Inseto" têm algo em comum: são todas ruivas legítimas, com cabelos que lembram a cor do fogo e sardentas. Juntos, eles vão investigando uma série de crimes que se sucedem, tentando descobrir também o motivo do assassinato de Hugo. Ao decorrer da investigação, Alberto conhece e se apaixona por Verônica, uma bela moça órfã que vive na pensão de uma irlandesa chamada Cora O'Shea, junto com outros moradores. Isso atrapalha a investigação.
Os três responsáveis por investigar o caso do escaravelho passam a desconfiar