os egipcios e sua escrita
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E SOCIOLOGIA
LICENCIATURA EM PSICOLOGIA
3º ANO – Psicologia da Linguagem
OS EGIPCIOS, A SUA ESCRITA
Diana Bansimba N.º 20120647
Mendes Maria Luís - N.º 20110051
DOCENTE: Professora Dr.ª Cláudia Castro
Lisboa, Novembro 2014
Resumo
A escrita e a língua de um povo reflectem eloquentemente o seu pensamento e o seu sistema de valores. Sousa.R, (2012). Os egípcios, pertenciam a uma etnia norte Africana, que se havia misturado, com a população oriunda da Ásia, ao longo dos tempos no final da última Galácia, onde hoje se estende o deserto do Sara. O termo Egipto derivado do grego é recente. Os egípcios chamavam a sua pátria Kemet, ou (Kemi),ou negra devido a cor da terra cultivável. A escrita tal como todas as línguas no mundo, fora inventada segundo os antigos egípcios, pelo deus Thot. Objecto divinizado, rodeado de veneração, a escrita foi o ofício sagrado. Fischer.S.Roger. (2002).
Segundo Champollion, a chave da escrita hieroglífica é o alfabeto dos caracteres fonéticos. Este alfabeto é o resultado de uma série de nomes próprios fonéticos, gravados nos monumentos do Egipto, a escrita fonética foi usada por todas as classes da nação egípcia. A escrita era utilizada nas inscrições mais importantes, para o dia-a-dia. Os egípcios desenvolveram por volta, de 2400 a escrita hierática.
Palavras-chave: Egípcios. Escrita. Linguagem.
Abstract
The writing and the language of a people eloquently reflect your thinking and your value system. Sousa.R, (2012). The Egyptians belonged to an African ethnicity north, which had mixed with the population coming from Asia, over time at the end of last Galatia, where today extends the Sahara Desert. Egypt term derived from the Greek is recent. The Egyptians called their country Kemet, or (Kemi), or black because the color of the arable land. Writing as all languages in the world,