FIChAMENTO
Instituto de Ciências Humanas e Sociais- Curso de História
Disciplina: História Antiga I Turma:2014/1
Segundo o texto, a escrita egípcia teve origem após o contato entre egípcios e sumérios.
“Antes da época do contato sumério, não há provas de os egípcios terem usado o que pode ser chamado de escrita.” (p. 262) A forma de escrita em pedras no inicio da escrita suméria, assim fizeram os egípcios também.
“Como os primeiros escritos sumérios, os hieróglifos egípcios foram gravados na pedra para fins puramente religiosos, no mais das vezes, para textos funerários.” (p 266)
“O grande mérito dos hieróglifos e a complexa beleza visual de seus sinais, que receberam sua formulação clássica basicamente no mesmo momento da Terceira Dinastia, em que a escultura e a arquitetura egípcia também estavam estabelecendo seus modelos.” (p. 263)
Logo após a escrita em superfícies duras, tem-se a descoberta do papiro, uma planta não só usada para a fabricação de papel e também fundamental para a alimentação dos egípcios.
“Com a descoberta do papiro, a língua egípcia traçou um outro caminho. Atualmente, a planta que fornecia o papiro não e mais encontrada ao norte de Khartum, no vale do Nilo, no quarto milênio, entretanto, ela crescia pelo vale e pelo delta, sendo utilizada para números propósitos, inclusive como alimento.” (p. 266)
[A disponibilidade do papiro teve um profundo efeito no desenvolvimento da escrita egípcia, ela permitiu aos egípcios criar uma escrita elegante e flexível (oposta a gravação) [...]. ” (p. 268)
“Ainda que o papiro, muito provavelmente tenha tido o monopólio régio, o custo de sua produção não era baixo.” (p. 271)
Por conta disso, ele (o papiro) foi substituído então, para trabalhos escolares, por quadros de madeira cobertos por uma substancia parecida com o gesso, onde poderia ser reutilizada por varias vezes. Outro objeto para uso da escrita no cotidiano era conhecida como ostraca: tabuinhas de