A cidade medieval e a peste negra
1- O sistema feudal se dividia socialmente em: nobres(os que lutam), clero (os que rezam), e servos (os que trabalham). As condições sociais básicas da sociedade feudal eram senhor e servo. O senhor se definia pela posse legal da terra, pela posse do servo e pelo monopólio do poder militar, político e judiciário. O sevo se definia pela posse útil e de direito da terra, pelo fato de dever obrigações e pelo direito de ser protegido pelo senhor.
2- Pois a partir do momento em que diminui as invasões dos bárbaros, passa a ter um clima de maior segurança, favorecendo assim o aumento da circulação de mercadorias na Europa. Inicialmente com um caráter local, evoluindo até englobar toda uma região. Com maior segurança nas vias de comunicação, estradas e rios, os produtos excedentes, aqueles que não foram consumidos no campo, eram transportados para os mercados surgidos em pontos estratégicos.
3- Burguesia: Pessoas que exercem os ofícios requeridos pelo desenvolvimento dos negócios. Geralmente composta por viajantes e pessoas fixadas permanentemente nos centros onde o tráfico de se desenvolve: portos, cidades de passagem, mercados importantes, vilas de artesãos, etc.
Com a diminuição das invasões bárbaras e o aumento da segurança acabou favorecendo o aumento da circulação de mercadorias na Europa e a primeira consequência disso foi o aumento populacional, e assim pouco a pouco com o aparecimento das cidades formam-se novos grupos de pessoas aquelas conhecidas como mercantilistas e artesãos e assim originou-se a sociedade burguesa.
4- Religiosa: santuários antigos são reutilizados e geram novos núcleos habitacionais;
Social: aldeias rurais crescem e resultam em mais cidade, etc;
Econômica: crescimento de burgos nas periferias e consequentemente formação de novas cidades;
Atividade política: reocupação das cidades romanas antigas.
5- A moradia era construída evidenciando seu aspecto coletivo: todos comiam juntos, trabalhavam nos