OS EFEITOS DA MÍDIA SOBRE A ADOLESCÊNCIA
O ser humano passa por diversas transformações no decorrer de sua vida.
E através da transição da faixa etária, e de todo um processo, são introduzidos valores na formação da personalidade do indivíduo, na finalidade de prepará-lo para a fase adulta. O período intermediário entre a infância e a fase adulta é a adolescência.
Durante a adolescência o processo de maturação biopsicossocial do indivíduo está fortemente presente, por isso não podemos compreendê-la estudando separadamente os aspectos biológicos, psicológicos, sociais ou culturais, pois esses aspectos estão interligados, e o conjunto das características deles confere unidade ao fenômeno da adolescência.
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA ADOLESCÊNCIA
Segundo o site G1, uma pesquisa feita em 12 países revela que o adolescente brasileiro passa em média 70 horas conectados a internet por mês. Com isso, vemos que os adolescentes estão suscetíveis à influência, diga-se de passagem ‘potencializada’ pelo período que passa em contato com ela.
Cada vez mais a mídia tem estado presente na vida do adolescente.
Através dos meios de comunicação, como: televisão, Internet, rádio, cinema, dentre outros; ocorre um grande impacto sobre a vida dos adolescentes, pois ao mesmo tempo exercem influencia positiva e negativa, gerando alterações no comportamento desses adolescentes.
Sob uma perspectiva histórica, os meios de comunicação sempre representaram uma “ameaça” potencial à sociedade. Qualquer coisa nova que capte a imaginação de crianças e adolescentes e os leve a desobedecerem aos mais velhos certamente é limitadora. Atualmente, a forte presença da televisão e da Internet na vida de nossos adolescentes, está marcada pelo abuso da sexualidade como o aumento do número de adolescentes com relação sexual precoce, não sendo esse problema, mas a forma como a mídia a traz para a