Drogas e Alcool
A adolescência e uma fase do desenvolvimento humano em que ocorrem muitas mudanças, é uma fase conflituosa da vida devido às transformações físicas e emocionais vividas. Surge a curiosidade, os questionamentos, a vontade de conhecer, de experimentar o novo mesmo sabendo dos riscos, e um sentimento de ser capaz de tomar as próprias decisões. É o momento que o adolescente procura sua identidade, não mais se baseando nas orientações dos pais, mas também nas relações que constrói principalmente com o grupo de amigos.
Para a grande maioria dos jovens, ter experiências novas (lugares, músicas, amigos e também drogas) não necessariamente trará problemas permanentes, e muitos se tornarão adultos saudáveis. Mas há jovens que passam a ter problemas a partir dessas experiências ,e por conta disso a adolescência é um periodo de risco para o envolvimento com as drogas.
Ao menos em parte, os riscos podem ser atribuídos às próprias características da adolescência tais como:
necessidade de aceitação pelo grupo de amigos desejo de experimentar comportamentos visto como "de adultos" sensação de onipotência "comigo isso não acontece" grandes mudanças corpotamentais gerando indegurança
aumento da impulsividade
GRAFICO
Dos jovens entrevistados, 74,8% faziam uso de drogas ilícitas, sendo o percentual ainda mais expressivo na
Região Centro-Oeste, onde 80,3% dos adolescentes afirmam ser usuários de drogas. Em seguida está a Região
Sudeste, com 77,5% de usuários.
INFLUENCIA DA MÍDIA.
A mídia é um veiculo de comunicação acessível á toda a sociedade, como jornal, rádio, TV e revistas, sendo grande formador da opinião pública.
Em relação às drogas, a mídia sempre dá foco ao crack, cocaína e maconha dando a impressão de que essas drogas são uma epidemia sem controle. Porém, vale à pena ressaltar que o Brasil não possui controle sobre outros tipos de drogas, presentes na nossa sociedade diariamente, como