Legislativo
O tema de hoje é:
Se você não sabe... Qual a função do poder LEGISLATIVO.
LEGISLATIVO - Criação das leis
O poder legislativo brasileiro é exercido pelo Congresso Nacional, que, por sua vez, é composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
A Câmara de Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos por voto proporcional, ou seja, de acordo com a população de cada estado, por isso temos hoje 513 deputados e o mandato deles é de quatro anos.
Os membros do Senado também são eleitos por voto direto, mas majoritário, e não proporcional. Ou seja, cada Estado tem três senadores, igualmente. Eles representam a unidade federativa, e não a população daquela unidade. Cada senador é eleito com dois suplentes.
Em que o poder Legislativo pode nos ajudar? Simples, projetos de lei, como transformar a corrupção em crime hediondo, a retirada de um deputado federal como Feliciano ou a cassação de um senador como o presidente do Senado Renan Calheiros.
Executivo - Execução das leis
O poder executivo no Brasil é composto pela Presidente da República no âmbito federal (atualmente Dilma Rousseff), pelos governadores no âmbito estadual e pelos prefeitos no âmbito municipal. Esses representantes são eleitos por voto direto majoritário (mais de 50% da população). No caso dos prefeitos, cidades com mais de 200 mil habitantes têm segundo turno nas eleições.
O sistema eleitoral brasileiro, tanto no executivo quanto no legislativo, é partidário, ou seja, os candidatos a se elegerem precisam estar filiados a partidos políticos. Os ministros de Estado, nomeados pela presidência, também compõem o executivo. Este poder exerce principalmente a função administrativa: gerencia o Estado, aplicando a lei. De maneira limitada, também legisla por meio da edição de medidas provisórias.
Judiciário -