pendulo
Na terceira aula prática de Física experimental e Metodologia Cientifica realizamos o experimento que verifica a medida da aceleração da gravidade utilizando um pêndulo simples.
INTRODUÇÃO
No experimento utilizamos um transferidor em um pêndulo simples para comprovar o valor da aceleração da gravidade e sua influência em relação ao aumento da distância do pêndulo ao suporte, realizando medições de tempo de oscilação do pêndulo.
Um pêndulo é qualquer corpo rígido que gira em torno de um ponto fixo.
Foi o astrônomo, matemático e físico italiano Galileu Galilei o primeiro a observar que o período de oscilação de um pêndulo só depende do comprimento do referido pêndulo e é independente da sua massa. Utilizou a oscilação do pêndulo para medir o tempo. No entanto, a sua proposta de utilização da oscilação de um pêndulo para medição do tempo não foi bem aceito. Só em 1656, o cientista holandês Christian Huygens inventou e construiu o primeiro relógio de pêndulo. O pêndulo mais simples é designado por pêndulo simples ideal e é constituído por um corpo de pequena massa que oscila em torno de duas posições extremas, para as quais o fio (ou arame) faz um ângulo pequeno. O fio é inextensível, perfeitamente flexível e de massa desprezível. Este tipo de pêndulo tem um período calculado pela Lei do pêndulo formulada por Galileu:
T é o período do pêndulo, l o comprimento do fio e g é a aceleração da gravidade.
Assim, a aceleração da gravidade (g) pode ser medida através do pêndulo.
Aceleração da Gravidade
A aceleração gravitacional é, basicamente, a aceleração na qual um corpo de determinada massa fica submetido por algum outro corpo de massa extremamente maior, por exemplo: planeta, lua, estrela – dado o alto valor das massas desses corpos. Sendo assim, a aceleração da gravidade pode ser definida como o aumento gradativo da velocidade, a cada instante de tempo, que um corpo sofre caso estivesse em queda livre (liberado de um ponto mais alto, a partir do