Os dois gumes da linguagem
O Ato de comunicação se dá geralmente através da escrita ou fala, mas por outro lado, nos comunicamos o tempo todo, seja pelos gestos, cores e formas, não existindo limites de signos a serem utilizados. Os elementos básicos da comunicação são: a realidade (contexto), pessoas (interlocutores), mensagem: forma de mensagem (códigos); os meios.
As línguas se modificam com o tempo, muitas das línguas conhecidas, derivam de uma mesma língua anterior. Essas modificações se dá através de fatores históricos, culturais (palavras, usos e costumes), isolamento de grupos, geográficos e contatos com outras línguas. Por causa dessas modificações, pode haver diferença em um mesmo país, através de dialetos.
A sociedade usa muitas vezes a linguagem com diferenciador entre grupos, a linguagem e a comunicação pode nos incluir na sociedade, sabendo utiliza-las, como pode nos excluir pelo seu mau uso. A diferença de linguagem entre as classes sócias elevadas e as pessoas de classes baixas é nítida, as pessoas de classes populares têm desvantagens, pois não conseguem se expressar e formar argumentos, mais estruturados, podendo ser até mal interpretados, ou incompreendidos. A sociedade atribui essa diferença normalmente, a classe social que nasceu, e não a estrutura de ensino que o governo oferece.
É através de linguagem que é feita a manipulação das pessoas, isso pode ocorrer através da imposição de uma nova linguagem, da censura, imposição de novos significados, da publicidade comercial e do eufemismo. Comunicação e sociedade, uma depende da outra, não existiria uma se não houvesse a outra, por isso é importante ter uma visão critica, e deixar de acreditar em tudo que é imposto pelos meios de comunicação, seja pela televisão, cinema, jornal, revista, entre outros.