Os doidos
Texto: O capitalismo Tardio
Autor: João Manuel Cardoso de Melo
O capitalismo brasileiro é tardio, pois ele surge de uma base agrícola exportadora, o café, segundo João Manuel quando surge o capitalismo industrial no Brasil, este já está avançado nos outros países. Enquanto podruzíamos bens não duráveis o os outros países produziam meios de produção.
Para começar essa industrialização o Brasil teve que ter uma base de obtenção de capital, que na época foi o capital cafeeiro, portanto o capital industrial era subordinado ao capital cafeeiro, estimulava ou bloqueava seu desenvolvimento, mas através do crescimento do trabalho assalariado, a reprodução do trabalho e as relações capitalistas entre capital industrial e o capital cafeeiro o Brasil chega a industrialização.
Entretanto para João Manuel essa industrialização ocorre em duas fases: Entre 1933-1956 a industrialização restringida, que é quando começa a ter a reprodução ampliada do capital, mas ainda com limites, ainda dependente de meios de produção importados. Nessa fase se amplia a produção de bens de consumo não duráveis e começa a redirecionar o capital estrangeiro para os meios de produção, mas para isso existem certos limites, que são os limites técnicos que são a falta de bens de capital, de insumos básicos e financeiros, e pela necessidade de um grande volume de capital. E os limites financeiros, que era o financiamento a longo prazo.
Na segunda etapa da industrialização, a pesada, já ocorre um aumento da participação da indústria nas áreas de meios de produção e bens de consumos duráveis e uma fse de produção de bens com maior valor agregado.
Celso Furtado
O início de um processo de industrialização em economias exportadoras de produtos primários tem como ponto de partida a especialização em um ou em alguns poucos produto, Essa especialização combinada com uma procura mundial de matérias primas em expansão, leva a um aumento da