Os Dez princípios econômicos por G. Mankiw
ACADÊMICA: Marina Machado Niehues
Itajaí (SC), março de 2014
INTRODUÇÃO
Economia, que tem origem na palavra “oikos” em grego, que significa “costume ou lei” e também “gerir, administrar” pode ser entendida como a ciência que estuda a administração, gestão e distribuição de recursos ditos escassos entre od desejos ilimitados do ser humano.
Os economistas estudam como as pessoas tomam decisões – a quantidade de trabalho, o que é comprado, o que é poupado; a interação entre indivíduos, empresas, Estados e como é definido quanto determinado produto irá custar; e analisam também as potencialidades e as disposições que afetam a economia como um todo.
Neste trabalho serão apresentados os Dez princípios da Economia segundo o autor N. Gregory Mankiw. Que se dividem em: a) Como as pessoas tomam decisões; b) Como as pessoas interagem e c) Como funciona a Economia. Também serão apresentadas algumas questões do dia a dia e como elas têm relação com a economia.
1. COMO AS PESSOAS TOMAM DECISÕES
Como a Economia afeta a tomada de decisão dos indivíduos, empresas, governos, etc?
1.1 As pessoas enfrentam tradeoffs
Tradeoff em economia representa uma expressão conflitante, na qual a tomada de determinada decisão implicará em abrir mão de um outro fator. Por exemplo, uma família decide reformar a sua casa, mas com esta decisão ela tem de abrir mão da tão sonhada viagem em família para a Europa. Esta é uma tradeoff, pois um objetivo – reformar a casa foi escolhido em detrimento de outro – viajar para a Europa.
Na sociedade, se a defesa nacional decide gastar com a produção de armas, isto acarretará em um investimento menor na elevação do padrão de vida interno da população. Uma empresa que deve se preocupar com os danos à natureza deixa de usar certos materiais ou recursos e acaba por ter menor lucro. Um tradeoff que a sociedade se depara é aquele