OS DESAFIOS DA GESTÃO AMBIENTAL
Desde o início da civilização o ser humano vem utilizando a natureza para a sua sobrevivência e atender suas necessidades atráves do uso dos recursos naturais disponíveis, seja na produção de alimentos, uso de utensílios domésticos e armas para a sua defesa e de seus grupos.
Com o surgimento da Revolução Industrial, ocorreu a expansão das industrias por todo o mundo, o que causou as maiores degradações no meio ambiente, junto com o aumento populacional, e a necessidade de quantidades maiores de matérias primas e energia para a produção, causou um uso excessivo dos recursos naturais. Intensificado pelo lucro que a industrialização trouxe, não se pensou nos danos que poderia causar a tamanha exploração das fontes naturais, tendo como conseguência um imenso desequilíbrio social e ambiental.
Os beneficios que a industrialização trouxe para o mundo foi imenso, foi atráves dela que hoje vivemos um mundo de comodidade e de crescentes avanços que proporciona uma melhor qualidade de vida de todos nós. O ponto em discursão e até quando os interesses econômicos vai estar acima da direito ao meio ambiente equilibrado, e que e garantido pela Constituição Federal.
Depois de tanto tempo de exploração, o homem já começou a sofrer as conseqüências desastrosas do mal uso da tecnologia.
Diante de tantos fatos desastrosos ao longo do tempo, ficou sendo necessaria a criação de leis e normas que regulamentasse a utilização dos recursos naturais diminuindo os impactos sobre eles.
Diante de tantos acontecimentos, pensemos em meios para garantir que o progresso venha acompanhado de uma concientização que garanta as gerações futuras de isufruir dos recursos naturais tendo como princípio o desenvolvimento sustentável.
Palavras chave: revolução industrial, produção, qualidade de vida, lucro.
DESENVOLVIMENTO
Quando se deu o inicio da evolução do homem, sua relação com o meio ambiente era totalmente harmônica, todos viviam em um meio ambiente perfeitamente