os custos da armazenagem na logistica moderna
Os custos da armazenagem na logística moderna
Introdução:
Este resumo ira tratar do custeio da atividade de armagenagem, propondo maneiras eficazes de alocação de custos a produtos e clientes.
A atual função da armazenagem e o papel do sistema do custeio:
A atividade de armazenagem vem ganhando importância e seus custos se tornando mais relevantes, tanto na indústria quanto no varejo.
As indústrias têm ampliado a gama de itens produzidos e aumentado a freqüência de entregas. Como resultado dessas transformações, ocorre um aumento de número de pedidos processados e a mudança no perfil desses pedidos. Os grandes pedidos estão sendo substituídos por muitos pequenos pedidos com grande variedade de itens. Assim torna-se necessário o investimento em novas tecnologias como o sistema WMS, transelevadores e sistemas automáticos ou semi automáticos de picking.
No varejo os custos também são bem representativos. Não há duvida sobre a relevância dos custos associados ao espaço em gôndola e a reposição da mercadoria. Outra forte tendência do varejo é operar com depósitos centralizadores de estoque e com a pratica e cross-docking, tornando mais expressivos os custos de armazenagem, relativamente aos custos de estoque, que tendem a se reduzir diante da centralização.
Para superar essas dificuldades é necessário que as melhorias dos sistemas de custeio sejam resultado do esforço conjunto do pessoal de armazenagem com a controladoria da empresa.
Custo da armagenagem:
A grande maioria dos custos de armazenagem – aluguel, mão de obra, depreciação de instalações e equipamentos de movimentação - são fixos e indiretos. Essas duas características dificultam respectivamente o gerenciamento da operação e a alocação de custos.
O fato de os custos de armazenagem serem indiretos dificulta a sua alocação aos produtos e clientes, pois a alocação, neste caso, é realizada através de rateios, deixando-os sujeitos a distorções. Para minimizar as distorções é