Os contornos da história
2. CONTÚDOS: 1. ARTE BRASILEIRA: Eliseu Visconti – “ A Providência guia Cabral” Alberto da Veiga Guignard – “ Noites de São João” João Câmara – “Retrato Silencioso”
2. TÉCNICAS UTILIZADAS: Óleo sobre tela Litografia
3. ELEMENTOS DA VISUALIDADE: Cores, luzes, figura/fundo, direções.
4. ARTE E HISTÓRIA
5. PATRIMÔNIO CULTURAL: Pinacoteca
3. CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA
ELISEU VISCONTI: A pintura de Visconti foi realizada em 1899. “A Providência guia Cabral” refere-se a um momento da História do Brasil, (o descobrimento) mas a pintura de Visconti não quer registrar de forma pontual este momento. O artista imagina uma cena: a que a caminho do Brasil Cabral teria sido guiado pela providência divina. Esta obra foi realizada para comemorar os 400 anos do “Descobrimento do Brasil” e conta uma das versões desse acontecimento; Visconti constrói um clima semelhante ao da pintura impressionista*: ( o impressionismo é um movimento artístico que aconteceu na Europa no final do século XIX em que os artistas pintavam ao ar livre, suas impressões visuais modeladas pela luz) suas figuras são envolvidas por uma névoa que as deixa quase indefinidas.
É importante saber que uma reprodução nunca é igual ao seu original.
A alegoria da Providência é a figura central. Na mão direita, a chama da tocha se assemelha aos seus cabelos e suas vestes, e com um leve toque de sua mão esquerda na cabeça do navegador, ela dirige o destino dos aventureiros. E, ainda que para contar o martírio de um santo, Visconti escolhe a beleza e o êxtase prazeroso. Óleo sobre tela é uma técnica de pintura das artes plásticas. Consiste em utilizar tintas a óleo, diluídas em aguarrás e óleo de linhaça. O suporte da obra neste caso é a tela, que pode ser feita de linho cru, ou de outras fibras. Para misturar as cores, os tons desejados, utiliza-se uma paleta de madeira. Antigamente os grandes mestres faziam suas