Rubin
Edgar John Rubin
Edgar John Rubin nasceu no dia 06 de setembro de 1886 em Copenhagen na Dinamarca. Psicólogo e fenomenólogo dinamarquês, não vinculado a Escola Gestaltista, foi educado na Solomanna College, e em seguida, estudou filosofia nas universidades de Copenhagen (1904-1911 e 1915). Após a conclusão do concurso foi realizar uma pesquisa liderada por A. Lehmann em Göttingen (1911-1914), onde trabalhou no laboratório G. E. Müller, e posteriormente, com D. Katz, sob a liderança de Edmund Husserl (MA Psicologia, 1910 Ph.D., 1915). Nos anos entre 1916 a 1918 Rubin trabalhou como Professor Associado na Universidade de Copenhagen e entre os anos de 1918-1922 somente como professor, e a partir do ano de 1922 foi professor de psicologia experimental - como um sucessor para A. Lehmann dirigiu o laboratório de psicologia - .
Foi Presidente do Congresso Internacional de Psicologia, em Copenhagen. Sua famosa obra "figura visualmente perceptíveis" ("Synsoplevede Figuer", Kobenhavn, 1915) a relação entre figura e fundo teve um impacto significativo sobre o desenvolvimento da teoria da psicologia da Gestalt.
E Edgar John Rubin que veio a falecer dia 3 de maio de 1951 em Holt, aos 64 anos e sete meses.
Para o delineamento da Psicologia da Gestalt, Wertheimer, Köhler e Koffka utilizaram como apoio a pesquisa de Edgar Rubin sobre o fenômeno perceptual, a qual se baseia em experimentos com figuras ambíguas do ponto de vista perceptivo.
A figura e fundo foi descrita por Rubin no ano de 1915. A qual se constitui da forma descrita abaixo:
Segundo Edgar Rubin, dinamarquês, não a apreensão do campo perceptivo é organizada em Figura e Fundo.
Rubin afirmava que:
- Só a figura possui forma, sendo o fundo desprovido dela.
- As linhas de contorno que delimitam o componente figural do resto do campo são percebidas pertencendo à figura e não ao fundo.
- O fundo parece continuar por trás da figura, não