Os Conflitos do Século XX
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS – CECH
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA – DHI
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II – TO1
Stella Fernanda correia de Oliveira
Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa e Conflito de Gaza: três eventos marcantes da contemporaneidade, sendo os dois primeiros ocorridos na mesma época e o último mais de 50 anos depois, porém com uma relação muito grande com os mesmos.
A Europa do século XX vive um processo de grande industrialização e como consequência disso temos o surgimento de grandes potências, com destaque para Rússia, França e, mais ainda, Alemanha, que foi a última a entrar na corrida industrial, mas apresentou um crescimento muito rápido e conseguiu produzir produtos superiores até mesmo aos da Inglaterra, pioneira da 1ª Revolução Industrial.
Diante das disputas por territórios e mercados, o velho mundo vive um período de “Paz armada”, se armando o quanto podem, para o caso do deslanche de uma disputa armada, já que esses países e seus aliados guardavam um sentimento mútuo de revanche: de um lado, a Alemanha, que junto com a Itália, teve que se conformar com poucos e desvalorizados territórios da África e Ásia, durante a partilha desses continentes, na segunda metade do século XIX, enquanto a França e a Inglaterra pegaram o melhor e maior pedaço do “bolo”. Do outro, a França, que na Guerra Franco-Prussiana perdeu os territórios da Alsacia – Lorena para a Alemanha. Além da Inglaterra, que queria conter o avanço alemão.
O pretexto para o início da guerra se dá com o assassinato do Arquiduque e herdeiro do trono Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, em Saravejo. O atentado é assumido pela Mão Negra, grupo separatista sérvio, aliado à Rússia. A Alemanha, então, declara guerra à Rússia e dois dias depois, à França e consequentemente, a Inglaterra declara guerra à Alemanha, já que tem acordo de proteção mútua com a França.
No entanto, em seu período pré- guerra, a Rússia vive uma época de grande