os capitães da areia de jorge amado - analise
INDENTIFICAÇÃO DO LIVRO
Amado, Jorge – Os Capitães da Areia. Brasil: Record, 2004.
RAZÕES DA ESCOLHA
Este livro foi-me indicado pelo professor da disciplina de português. Li-o com interesse porque á medida que a história avança, torna-se cada vez mais interessante.
SOBRE O AUTOR
Jorge Leal Amado de Faria, nascido a 10 de agosto de 1912 e falecido a 6 de agosto de 2001, no Rio de Janeiro, foi um dos mais prestigiados autores brasileiros.
Muitas das suas obras foram adaptadas para formato televisivo e cinematográfico, como por exemplo, a famosa história Gabriela, Cravo e Canela.
BREVE RESUMO DO LIVRO
O livro divide-se em três partes. A primeira dá a conhecer a vida dura dos personagens; a segunda é o grande desenvolvimento da história e a terceira é a conclusão.
Os Capitães da Areia são um grupo de jovens órfãos e abandonados que aterrorizam a cidade de Salvador da Bahia com os seus furtos, o seu único “ganha-pão”. O grupo tem mais de cem integrantes, mas os jovens que mais se destacam, as personagens principais são: Pedro Bala, com 16 anos, o chefe do grupo, órfão, desde novo, de um comunista que lutava pelos direitos dos trabalhadores das docas. Um jovem inteligente e um bom líder, que era como um pai para os outros membros do grupo.
Sem-Pernas, um jovem de 13 anos, coxo, traumatizado por ser gozado por todos, revoltado com a sociedade e carente, pois só queria o amor de uns pais. Infiltrava-se em casas ricas, fingindo ser apenas um jovem com fome, mais tarde avisava o grupo que casas tinham relíquias para assaltarem.
Gato, era, realmente, o galã do grupo, envolvia-se com uma prostituta. Ganhava a vida através do jogo de cartas, onde enganava os outros jogadores com o seu baralho marcado.
Professor, o jovem mais inteligente de todos. Dedicava-se á leitura e ajudava no planeamento de assaltos. Também tinha muito talento na área da pintura, que chegava a ser uma forma de ganhar dinheiro.
Pirulito, o católico do grupo.