Os argumentos do de textos
Unidade 2: Os argumentos do texto
Atividade: Desenvolvendo estratégias argumentativas
1- Os textos 1 e 2 são charges. Ambos possuem um caráter argumentativo e têm como objetivo levar o leitor a refletir sobre problemas comuns na educação brasileira. Quais são esses problemas? No texto 1, ao mostrar as figuras de 3 garatos e junto o ensino recebido respectivamente, a charge mostra as consequências que a falta de acesso ao ensino causam. De acordo com o ensino recebido, há a diferença na aparência. Onde o garoto “privado de ensino”, com o cigarro na boca, está vestido humildemente comparado com os outros 2 garotos. No texto 2, as charges mostram a diferença na relação entre o aluno, pais e professor, no ano de 1969 e 2009. No ano de 1969, para o resultado de uma má nota, os pais cobravam do aluno(filho), onde o professor não era o responsável. Já no ano de 2009, o resultado é considerado responsabilidade do professor, não sendo cobrado do aluno(filho).
2-No texto 3, Valdo Barcelos argumenta que não existe crise na educação brasileira. Por quê? Ele diz que está relacionado com a palavra crise. Onde ele afirma, “crise é algo que sempre é passageiro”. Na qual pode ser resolvido dentro de um espaço de tempo. Considerando que a situação da educação brasileira vem de muito longe, e não ter resolvido por muito tempo, então não pode ser considerado como crise.
3-No desenvolvimento da argumentação, Valdo Barcelos utiliza basicamente dois processos. Identifique-os entre os apontados a seguir e comente sua escolha.
a) argumento por comparação
b) argumento por provas concretas
c) argumento por alusão histórica
d) argumento de autoridade
e) argumento com base no raciocínio lógico
Os processos utilizados no desenvolvimento da argumentação são:
c) argumento por alusão histórica Onde o autor recorre a acontecimentos do passado para explicar fatos do presente. Parte do texto: “O que está acontecendo com a