os antecedentes da guerra
1871 E 1914 Não houve nenhum conflito entre forças europeias. Ninguém acreditava que isso poderia acontecer.
- Mas a partir de 1880 as principais potências europeias iniciaram uma corrida armamentista, onde todos os países desejavam ter os melhores armamentos (armas essas que foram testadas na Ásia e África)
Política de alianças Foi um acordo entre as potências europeias para modernizar seus exércitos, pois a Alemanha e Itália que sempre eram atrasados e controlavam as terras mais pobres, estavam decididos a alcançar seus rivais.
Tríplice Aliança Acordo feito entre o Império alemão, Austro-húngaro e Itália para manter o equilíbrio do novo império alemão. Acordo esse que foi renovado as vésperas da Primeira Guerra Mundial.
Tríplice Entente Acordo entre Inglaterra, França e Rússia, aonde cada nação garantiria o apoio de outras, caso ocorresse algum ataque. O que mais impressionou na formação da entente foi a união da Grã-Bretanha, adversária da França em todas as guerras, pois a Alemanha havia se desenvolvido demais.
AS DOUTRINHAS UFANISTAS A situação europeia se agravou após liberais, republicanos e representantes dos operários lutarem contra o despotismo. O causou a união entre o Estado e governo. Os mesmos começaram a realizar campanhas nas escolas e exércitos.
Grande Sérvia Foi feito para estender o poder da sérvia sobre os povos da mesma etnia que habitavam Bósnia e Áustria-Hungria. Esse projeto teve seu inicio na formação da sérvia, depois que ela se tornou autônoma.
O Revanchismo foi o resultado do desejo de vingança da França, que estava disposta a recuperar os territórios perdidos em guerras.
O Pan-eslavismo, era defendida a ideia de que os russos deveriam proteger os Balcãs.
E o Pangermanismo, foi o desejo de expandir a Alemanha e incluir todos os povos de origem germânica a Alemanha.
QUATRO ANOS DE