os ambientes de aprendisagem
Cleide Rosa Da Silva RA:5211963509
Claudia dos Reis Jaques RA: 5209951808
Clausilene M. Guerra RA: 5658161350
Juliana Souza RA: 1299186860
Karoline Ramos Monteiro RA: 5626103496
Vitoria Tobias RA: 1299187632
Curso de Pedagogia 3º Período
Disciplina: Fundamentos e métodos
Professora: Marta Alice
S. BERNARDO DO CAMPO
2013
Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos.
“Importante questão para os professores de educação infantil diz respeito aos ambientes existentes nas creches e pré-escolas. Ela foi levantada por vários educadores no passado, com Decroly, Montessori e Dewey e integra uma tradição a área da educação infantil muito presente em outros países, particularmente na Europa Ocidental e na América do Norte. Entre nós essa preocupação, marcante na experiência dos primeiros jardins de infância criados no final do século XIX e inicio do século XX, foi se perdendo ao longo de políticas que baratearam o atendimento ministrado as crianças. A criação de espaços poucos adequados, muitas vezes por questão de economia, terminou limitando as possibilidades de desenvolvimento infantil em muitas creches e pré-escolas.”
Preparar um cenário, um ambiente de aprendizagem subordina-se a necessidade de que este ambiente dê condições de aprendizagem articulando adequadamente conteúdos, atividades, horários, espaços, objetos e parceiros disponíveis. A valorização de apenas um ou alguns desses elementos causa um desdobramento impróprio no processo educacional.
De toda forma, cada vez mais o ambiente físico e os arranjos espaciais existentes nas creches e pré-escolas têm sido apontados como setores que requerem especial atenção e planejamento.
Todo ambiente, sem exceção é um espaço organizado segundo certa concepção educacional, que espera determinados resultados. Há sempre um arranjo ambiental, mesmo que isso se traduza na existência de uma sala com pouco mobiliário e poucos objetos e